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Regras

Truco é um jogo de cartas jogada em 2, 4 ou 6 pessoas e tem como objetivo alcançar 12 pontos antes de(s) seu(s) adversário(s).

BARALHO DE TRUCO

Utiliza-se no truco só 1 baralho (mesmo jogando em 4 ou 6 pessoas), retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga.
As cartas possuem uma sequência de peso ou valor. Ou seja cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra.
Elas obedecem a seguinte sequencia (da menor para a maior):

4 5 6 7 Q J K A 2 3

A carta 4 é a carta mais fraca e o 3 é a mais forte (com exeção das Manilhas). Não importando o naipe.


O TOMBO E AS MANILHAS

O TOMBO é definido no momento da distribuição das cartas, e ele indica quais cartas serão as Manilhas.
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta para cima (o tombo) e a carta sequinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas.

As Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes do que o 3.
Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do menor para o maior):

Ouros > Espadas > Copas > Paus.

Por exemplo se o tombo 5 as manilhas são os quatro naipes da carta 6.
Se o tombo for 3 as manilhas são os quatro naipes da carta 4.

Cada manilha também tem seu nome (ou apelido), na verdade vários deles:

Paus Zap, Gato, "Quatro Pau".
Copas Sete Copas, Escopeta.
Espadas Espadilha, Sete Espadas.
Ouros Sete Ouros.

ESTRUTURA DO JOGO

O jogo é dividido em 3 rodadas (chamadas de MÃOS). Em cada mão cada jogador coloca uma carta na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a mão. Quem ganhar 2 dessas mãos marca 1 ponto, e uma nova rodada se inicia.
O jogo termina quando um jogador (uma dupla, ou um trio) alcançar 12 pontos.
Pode acontecer de uma ou mais mãos ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra:

- Se o empate é na primeira mão quem fizer (ganhar) a segunda vence.
- Se o empate é na primeira e na segunda mãos, quem fizer a terceira vence.
- Se o empate é na segunda ou na terceira mão, quem fez (ganhou) a primeira mão vence.
- Se todas as três mãos empatarem, quem distribuiu as cartas vence.

SEQUÊNCIA DE JOGO

O carteador (também chamado de pé) embaralha e distribui as cartas. A pessoa à sua direita (também chamado de mão) começa o jogo.
O jogador que faz uma mão inicia ("torna") a nova mão.
Quando uma rodada (as 3 mãos) termina, o próximo carteador será a pessoa à direita do carteador anterior.

O TRUCO!!!???

A grande característica e provavelmente o maior motivo da popularidade do jogo, é o chamado Truco!
Truco é o pedido de "aumento de aposta". A rodada que normalmente vale 1 ponto passa a valer 3.
Quando um jogador Truca outro jogador, este pode aceitar o Truco e rodada passa a valer 3 pontos, pode fugir, interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir Seis, elevando o valor da aposta para 6 pontos.
Da mesma maneira quando é pedido o Seis, as respostas podem ser aceitar, fugir or pedir Nove.
Isso pode continuar até alguém pedir Doze onde as respostas somente podem ser aceitar ou fugir (não existe um Quinze já que a partida vai até 12 pontos).

O jogador, dupla ou trio que pediu Truco não pode pedir Seis, essa regra igualmente vale para o Seis e Nove.


DETALHES & VARIAÇÕES


O jogo de Truco também possui vários pequenos detalhes e variações, alguns deles são:
- Carta Coberta : Na segunda ou na terceira mão o jogador pode optar por jogar uma carta coberta, assim pode esconder um pouco seu jogo dos adversários de acordo com sua tática. A carta coberta não vale nada.

 
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