Regras
Truco
é um jogo de cartas jogada em 2, 4 ou 6 pessoas e
tem como objetivo alcançar 12 pontos antes de(s)
seu(s) adversário(s).
BARALHO
DE TRUCO
Utiliza-se
no truco só 1 baralho (mesmo jogando em 4 ou 6 pessoas),
retirando-se as cartas 8 9 10 e o curinga.
As cartas possuem uma sequência de peso ou valor. Ou
seja cada carta pode ser mais forte ou mais fraca do que outra.
Elas obedecem a seguinte sequencia (da menor para a maior):
4
5 6 7 Q J K A 2 3
A
carta 4 é a carta mais fraca
e o 3 é a mais forte (com
exeção das Manilhas). Não importando
o naipe.
O TOMBO E AS MANILHAS
O
TOMBO é definido no momento da distribuição
das cartas, e ele indica quais cartas serão as Manilhas.
No final da distribuição das cartas, vira-se
uma carta para cima (o tombo) e a carta sequinte em seus 4
diferentes naipes são definidas como as Manilhas.
As
Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes
do que o 3.
Dentre elas a ordem de "força" obedece o
naipe, da seguinte maneira (do menor para o maior):
Ouros
> Espadas > Copas > Paus.
Por
exemplo se o tombo 5 as manilhas são os quatro naipes
da carta 6.
Se o tombo for 3 as manilhas são os quatro naipes da
carta 4.
Cada
manilha também tem seu nome (ou apelido), na verdade
vários deles:
Paus
Zap, Gato, "Quatro Pau".
Copas Sete Copas, Escopeta.
Espadas Espadilha, Sete Espadas.
Ouros Sete Ouros.
ESTRUTURA
DO JOGO
O
jogo é dividido em 3 rodadas (chamadas de MÃOS).
Em cada mão cada jogador coloca uma carta na mesa,
e o jogador com a carta mais forte vence a mão. Quem
ganhar 2 dessas mãos marca 1 ponto, e uma nova rodada
se inicia.
O jogo termina quando um jogador (uma dupla, ou um trio) alcançar
12 pontos.
Pode acontecer de uma ou mais mãos ficar empatadas,
daí segue-se a seguinte regra:
-
Se o empate é na primeira mão quem fizer (ganhar)
a segunda vence.
- Se o empate é na primeira e na segunda mãos,
quem fizer a terceira vence.
- Se o empate é na segunda ou na terceira mão,
quem fez (ganhou) a primeira mão vence.
- Se todas as três mãos empatarem, quem distribuiu
as cartas vence.
SEQUÊNCIA
DE JOGO
O
carteador (também chamado de pé) embaralha e
distribui as cartas. A pessoa à sua direita (também
chamado de mão) começa o jogo.
O jogador que faz uma mão inicia ("torna")
a nova mão.
Quando uma rodada (as 3 mãos) termina, o próximo
carteador será a pessoa à direita do carteador
anterior.
O
TRUCO!!!???
A
grande característica e provavelmente o maior motivo
da popularidade do jogo, é o chamado Truco!
Truco é o pedido
de "aumento de aposta". A rodada que normalmente
vale 1 ponto passa a valer 3.
Quando um jogador Truca outro jogador, este pode aceitar o
Truco e rodada passa a valer 3 pontos, pode fugir, interrompendo
a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir Seis, elevando
o valor da aposta para 6 pontos.
Da mesma maneira quando é pedido o Seis, as respostas
podem ser aceitar, fugir or pedir Nove.
Isso pode continuar até alguém pedir Doze onde
as respostas somente podem ser aceitar ou fugir (não
existe um Quinze já que a partida vai até 12
pontos).
O
jogador, dupla ou trio que pediu Truco não pode pedir
Seis, essa regra igualmente vale para o Seis e Nove.
DETALHES & VARIAÇÕES
O jogo de Truco também possui vários pequenos
detalhes e variações, alguns deles são:
- Carta Coberta : Na segunda ou na terceira mão o jogador
pode optar por jogar uma carta coberta, assim pode esconder
um pouco seu jogo dos adversários de acordo com sua
tática. A carta coberta não vale nada.
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